Marketing digital para cervejaria artesanal – Dicas p/ seu segmento

O ramo de cervejaria artesanal está se tornando cada dia mais consolidado e influente no comércio. As microcervejarias estão em todos os lugares e precisam atrair mais clientes.

Hoje vamos compartilhar algumas sugestões para que você, mestre cervejeiro, possa divulgar/vender seus produtos ou atrair visitantes para seu estabelecimento.

marketing digital para cervejaria artesanal

Ah! A cerveja! Um verdadeiro presente celestial para nós reles mortais. O mercado de cervejas artesanais está ganhando destaque pela enorme quantidade de pessoas até então leigas sobre o assunto, que se especializam para fabricar cervejas.

Mesmo para os cervejeiros desde sempre, pode ser um desafio manter um negócio como um pub, microcervejaria e centro de cursos sem algum esforço de marketing.

Marketing digital para cervejaria artesanal

Hoje as cervejarias estão se fazendo muito presentes no Facebook, mas não é só isso. Além de existirem inúmeras maneiras diferentes de se fazer marketing no Facebook, você pode partir para outros recursos. São essas sugestões alternativas além do face que queremos compartilhar hoje.

Vamos começar pelo básico, que é o Facebook. Para você que já tem uma página para divulgar sua microcervejaria, existem diversos recursos que podem trazer um engajamento valioso com seu público.

FACEBOOK

Se você já está realizando algum tipo de trabalho no Facebook e tem algumas curtidas, deve perceber que fazer publicações aleatórias e sem uma boa estratégia não são resultado.

Isso acontece porque o alcance orgânico que as publicações tem no Facebook é muito baixo. Vamos imaginar que a fanpage da sua microcervaria tenha 1.000 curtidores. Quando você faz uma publicação na sua página, apenas 2% dos curtidores vão visualizar o conteúdo.

Isso acontece porque a maneira que temos de fazer o conteúdo aparecer é patrocinando as publicações. Você já deve ter visto essa opção em sua página, e acredita – com uma boa publicação, os impulsionamentos podem trazer excelentes resultados.

Então a primeira coisa que eu gostaria de recomendar é que você reserve pelo menos R$100 para impulsionar as publicações da sua página no Facebook. Você pode dividir esse orçamento entre publicações e dias do mês, mas acredito que o valor é viável e dá crescimento.

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O que publicar

Muitas vezes você pode se sentir sem ideias do que postar na fanpage da sua loja e fica só postando propaganda. Pare com isso hoje mesmo. Aqui estão algumas dicas de conteúdos (pequenos) que você pode fazer para postar no seu Facebook:

  • Novidades do mercado cervejeiro (novas cervejas, misturas, insumos, oportunidades)
  • Fotos do seu dia a dia no trabalho, especialmente se você é o próprio mestre!
  • História sobre a sua cervejaria. Crie um texto ou um vídeo estilo “mesa de bar” e compartilhe com seu público a história da sua loja.
  • Detalhes e curiosidades sobre as cervejas que você produz/revende. Conteúdos que convidam o usuário para comentar, como “você sabia que…”, “estivemos analisando e gostaríamos de opiniões sobre blablabla”, “comente seu preferido”, “conte-nos sua experiência”, etc.
  • Dicas de harmonização das cervejas que você produz/vende. Você é o especialista! Ajude seus seguidores a tomar uma boa decisão compartilhando conteúdo de qualidade.

Alimentar seus fãs no Facebook com conteúdo de qualidade é fundamental para garantir que a sua página continue exibindo publicações para eles.

Promoções

O Facebook também será uma ótima ferramenta (se bem utilizada) para promover ofertas em sua cervejaria, quando houverem.

Uma publicação atrativa, seguindo com uma boa imagem podem chamar a atenção dos usuários no feed de notícias. Selecione corretamente para quem você quer exibir suas publicidades e veja o engajamento acontecer!

Caso você não esteja tendo sucesso nos primeiros 10 dias de publicação, talvez seja melhor rever as suas configurações de público, tentar outra imagem ou outro texto. Você vai ter que testar.

Sorteios

Poucas coisas são capazes de gerar mais engajamento no Facebook do que sorteios e concursos. Use esse poderoso recurso para envolver os seguidores da sua página e se tornar relevante para eles.

Monte um kit, elabore um vale compras dentro do seu orçamento e utilize o aplicativo Sorteie.me para realizar a ação. Tudo isso pode ser feito com um orçamento baixo e pode trazer excelentes resultados.

Sazonalidades

Não perca datas comemorativas para elaborar promoções e dias de preços especiais em sua loja. Cria antecipação com seus clientes, monte publicações que façam suspense, pense fora da caixa! Até as datas comemorativas mais tradicionais do ano podem ser repensadas de forma criativa.

Eventos

Sabemos que a verdadeira magia acontece apenas quando o cliente experimenta a cerveja, efetivamente. Por isso, seu ramo permite a organização de eventos de degustação para que seus clientes possam conhecer seu espaço e tomar uma boa cerveja sem compromisso.

É claro que você deve estar pensando no seu custo e eu também pensaria se fosse você. Mas o que posso te garantir é que não fazer nada pode sair mais caro ainda.

Invista em uma boa publicidade no Facebook, marque e promova um evento para sua fanpage, convide especialistas, carrinhos de food truck e faça algo realmente atrativo acontecer.

Promoção de Negócio Local

O Facebook Ads dispõe de um recurso onde podemos fazer anúncios geolocalizados. Ao redor da sua cervejaria, pub ou loja você determina um raio de alcance para atingir usuários do Facebook perto de você.

Esse recurso é especialmente interessante quando você ativa a prévia do mapa junto com o anúncio.

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Agora, saindo do Facebook vamos falar sobre o que você pode fazer em outras redes como Instagram e Youtube. Além disso, você também pode realizar ações com influenciadores do seu nicho, envio de e-mail marketing, nutrição de leads , anúncios no Google (Pesquisa, Display e Shopping) e anúncios no Waze.

Instagram

O ramo de cervejas artesanais é fortemente explorado no Instagram com o compartilhamento de imagens inspiradoras. Consequentemente, os usuários que são interessados em publicações de cerveja artesanal veem cada vez mais publicações como essas.

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Trabalhar com o bom uso de hashtags é o segredo para fazer com que os posts da sua cervejaria apareçam para pessoas que realmente se interessam pelo assunto.

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Youtube

Trabalhar com conteúdos em vídeo também pode fazer com que a sua microcervejaria se destaque no mercado local. Especialmente no Youtube, dezenas de milhares de pessoas buscam diariamente conteúdos relacionados a cerveja artesanal.

Ao criar um canal no Youtube, você tem a oportunidade de compartilhar com a sua audiência o que você faz de melhor. Inspire-se em quem já está criando um bom conteúdo e faça pequenos testes.

Existem dezenas de formatos diferentes de vídeos que você pode produzir – até mesmo sem aparecer em nenhum deles.

Faça uma seleção com os assuntos mais interessantes para o seu público e teste vídeos curtos para explicações. A construção de uma boa audiência na internet começa quando as empresas dão o melhor de si para o usuário. Trabalhar com conteúdos em vídeo é uma excelente maneira de fazer isso.

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Influenciadores

Ações de marketing digital com influenciadores trazem um novo tipo de audiência para conhecer o seu negócio. Para trabalhar com influenciadores você deve:

  1. Pesquisar por pessoas do seu ramo que são especialistas no assunto “cerveja artesanal”. Geralmente estão no Youtube, mas blogs, Instagram e Twitter também estão cheios de influenciadores.
  2. Entrar em contato com os influenciadores que encontrar e oferecer produtos em troca, perguntar sobre parcerias e contratá-lo. Leia aqui sobre como identificar verdadeiros influenciadores digitais.
  3. Monitorar a ação e seus resultados.

Você também pode convidar influenciadores para visitar sua cervejaria e filmar, se encontrar algum que more na mesma cidade que você!

E-mail Marketing

Especialmente para aqueles que trabalham com a venda de cursos de fabricação de cerveja artesanal, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para comunicar com o público e vender.

Por meio de uma boa estratégia de nutrição de leads, é possível construir uma comunicação saudável e amigável com seus clientes por e-mail.

Caso você ainda não tenha uma lista com os e-mail’s do cliente, é possível realizar campanhas para captação de leads. É possível fazer isso no Facebook com o recurso “Geração de Cadastro” ou então com uma landing page em seu site, caso você tenha um.

Anúncios no Google

Se você já tem um bom site ou uma loja virtual, o Google pode ser sua melhor fonte de negócios.

Anunciar para pessoas que estão procurando o que vende é uma das formas mais diretas de vender pela internet.

Contudo, vale a ressalva: é bem pouco provável que você tenha bons resultados com anúncios no Google se o site da sua cervejaria for ruim.

Entenda por site ruim um site antigo, que não é adaptado para dispositivos móveis, com lentidão no carregamento e difícil navegação.

Além disso, é preciso considerar um orçamento um pouco maior para trabalhar com efetividade nesta rede. Para aqueles que estão começando, a ideia é criar audiência por meio de conteúdo.

Tudo bem que você ainda não é uma Heineken da vida, podendo fazer marketing na Champions League. Talvez o seu mercado realmente nem seja o mesmo da Heineken.

A questão aqui é que se você está começando e dispõe de pouco dinheiro para o marketing, sua única arma é a produção de um bom conteúdo.

Espero que essas dicas ajudem a repensar o que você tem feito para conquistar mais clientes para sua cervejaria!

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Comentários
BoniEscrito por Boni em 28 de junho de 2017
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