Dicas de Marketing Digital para Lava Car

Acompanhe este conteúdo onde vamos compartilhar algumas dicas de marketing digital para lava car. Veja como você mesmo pode conquistar mais clientes pela internet, gastando pouco.

Mesmo que o seu lava car não tenha um website, é possível trabalhar com estratégias pontuais que atingem clientes em potencial na internet. Atualmente, são vários recursos disponíveis que podem ser utilizados pelos próprios donos de negócio.

Vamos considerar dois cenários: um em que você ainda não tem um site, ou tem um site muito antigo que já não serviria mais. No segundo caso, falaremos de lava cars que possuem websites para divulgar o negócio.

Aqui na Fresh Lab nós geramos um case de sucesso para um lava car em Miami, que teve o website feito pela nossa equipe de web. Isso permitiu que a campanha centralizasse os esforços no Adwords, que é muito utilizado neste segmento na Flórida.

Destaco essa experiência especificamente porque ela se tornou um case, justamente pelo fato de termos feito tudo aqui: site e campanha. Contudo, se você tem um lava car pequeno, que atende clientes locais e precisa de mais negócios, o marketing digital também serve para você!

marketing digital para lava car

Marketing Digital para Lava Car / sem website

Compreenda que quando falamos “sem website” pode ser que seja um website antigo, que já não seria bom para uma campanha de marketing. Por exemplo, sites que são mal estruturados, ou que foram desenvolvidos a muito tempo.

Sites que não são atualizados com frequência e/ou não possuem uma versão que se adapta para ver no celular dificilmente permite converte em vendas.

Felizmente para uns e felizmente para outros, hoje em dia as pessoas são muito mais exigentes quanto ao conteúdos das páginas que visitam.

Caso você não tenha um website, os canais interessante para anunciar seu negócio podem ser:

  • FACEBOOK

Sabemos que parece muito óbvio colocar o Facebook assim em primeiro lugar. Mas entenda que estamos dando dicas baseado no que vemos e fazemos todos os dias – então apenas continue lendo.

O Facebook hoje está muito completo quando o utilizamos como ferramenta de negócios. Recursos como Facebook Ads, impulsionamento de publicações, Aba Loja, Avaliações, entre outras, estão conquistando de fato mais clientes para lojas.

A quantidade de ações que você pode fazer dentro do Facebook será limitada apenas pelo seu orçamento. Por ordem que acreditamos de efetividade, vamos listas campanhas e ações que podem funcionar para você.

Promoção de negócio local

Esse tipo de anúncio permite que você atinja usuários do Facebook que estão próximos do seu lava car.
Você configura seu endereço e determina qual raio de alcance ao redor quer atingir, e por quantos dias. Também é possível escrever alguma chamada no anúncio.
Tente trabalhar com frases chamariz de exclusividade para quem foi impactado por essa campanha. Ex: “Comente seu nome nos comentários para ganhar um desconto exclusivo na 1ª lavagem”.

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Impulsionamento de publicações

Você pode trabalhar na página do seu lava car de duas formas. Publicando conteúdo informativo/educativo, que aumenta sua autoridade no assunto mas dá mais trabalho.
Ou então utilizando o feed para veicular apenas promoções. Isso pode dar resultado se você configurar segmentações diferentes para cada publicação.
Alcançar as mesmas pessoas com promoções toda semana no Facebook pode ser inconveniente se não for feito da maneira certa.
O ponto principal é que se você não impulsionar o que está postando no Facebook, as pessoas que curtem a sua página não vão ver. Infelizmente, para utilizar o Facebook precisamos pagar.
Felizmente, hoje é um dos canais que mais dá resultado a curto prazo e com baixo custo em marketing digital. Vale a pena pensar sobre isso!

Avaliações

É muito importante para o seu lava car que a sua página no Facebook tenha avaliações positivas. Isso é fator que pesa na hora de um novo cliente entrar em contato.
Mesmo que você receba avaliações negativas. Saiba responder e mostre que seu lava car também dá atenção a clientes insatisfeitos. Incentive seus clientes a avaliar no Facebook.
Deixe um cartãozinho de agradecimento no veículo e aproveite para oferecer um desconto  na próxima lavagem para aqueles que fizerem avaliações na página.

Se hoje você não faz nada de marketing digital para o seu lava car, essas três dicas serão suficiente para você começar. Quando você estiver trabalhando em configurações de orçamento da campanha, o próprio Facebook dará informações sobre quanto você pode gastar. Esse valor é proporcional a quantidade de pessoas que serão atingidas pela sua publicidade.

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Marketing Digital para Lava Car / Com website

Em um cenário onde seu lava car já possui um bom website, o Facebook pode continuar gerando resultados. Contudo, também sugerimos trabalhar com bons anúncios no Google para conquistar mais clientes.

Pense em uma estratégia de anúncios que mostra seu lava car como uma opção quando as pessoas estão procurando por um lava car. Esse momento é nomeado pelo Google como “momento da verdade”.

Para atingir essas pessoas e fazer com que elas de fato escolham seu lava car, é preciso uma estratégia mais estruturada. Primeiro, precisamos definir quanto você pode investir nas palavras chave que são interessantes para você.

O Google Adwords hoje é a melhor ferramenta para captar clientes ATIVOS, ou seja, usuários do Google que estão “pedindo” para receber publicidade. Seja de produto ou serviços, as pessoas no Google querem decidir na hora.

Para isso, é preciso configurar palavras-chave que estejam relacionadas a pessoas que estão próximas de você.

O Google Adwords possui um recurso chamado “Planejador de Palavras-chave”. Quando você diz para a ferramenta qual seu segmento e onde você está localizado, o próprio Adwords já indica os termos mais buscados e o custo.

Cabe a você então avaliar os custos da campanha e projetar crescimentos.

#DICA EXTRA

Agora, para os dois casos (com ou sem website). Um canal interessante para atingir motoristas são anúncios no Waze. O aplicativo de GPS permite que negócios locais façam campanhas para quem está nos arredores.

Os custos são baixos e você alcança muitas pessoas. Vale a pena testar um mês e pegar o feedback da audiência.

Também é interessante porque quando você começa a anunciar no Waze, é possível configurar sua imagem de exibição e deixar personalizada!


Essas são algumas dicas que podem ser aplicadas em campanhas de marketing digital para lava car. Caso você tenha lido até o final, deixe um comentário ou suas dúvidas. Será excelente responder!

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Comentários
JéssicaEscrito por Jéssica em 12 de julho de 2017
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