Como saber se eu tenho um site bom?

(Última atualização em )

Você já se inseriu no mercado digital desenvolvendo um site para sua empresa. Agora, como você pode saber se o seu site é bom?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que ter um site bom não é necessariamente ter o mais caro, mais cheio de ferramentas e funcionalidades. Um site bom é um site que gera negócios para sua empresa e corresponde com a sua realidade.

Agora, se por algum motivo o seu site não está convertendo – ou seja, se ele não tem gerado mais negócios (lê-se vendas, dinheiro, contratos), você precisa de algumas orientações para perceber o que tem de errado e como você pode corrigir e retomar o tempo perdido até agora.

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Separamos alguns elementos básicos que um site bom precisa ter para gerar mais negócios. Lembre-se: a combinação de todas essas dicas que vamos colocar a seguir é o que consideramos o ideal. Contudo, não se apavore se descobrir que o seu site está muito longe de ser bom.

Vamos colocar algumas dicas que podem te ajudar a melhorar alguns aspectos do que já tem no site atual.

Um site bom tem conteúdo

Sim, não temos mais para onde fugir. Se o seu site não tem pelo menos um conteúdo por mês, as notícias para seu caso não são muito animadoras.

Mas não tem jeito. O usuário atual não permanece em sites que não entregam toda informação que ele precisa. Pode ter o melhor layout, as melhores fotos, os melhores preços até – se não houver conteúdo, você perdeu muitos pontos.

Sabemos o que você deve estar pensando:

“- Vocês não imaginam quantas coisas eu tenho que resolver num dia. Simplesmente não tenho tempo de criar conteúdo para o meu site”.

Bom, vamos tentar não entrar no quesito tempo, pois aqui acreditamos que isso é algo que se cria de acordo com as nossas prioridades. Você acha que consegue escrever um artigo para o seu blog por mês?

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Vamos só pensar que um mês tem em torno de 730 horas. Realmente, não é possível dedicar uma dessas horas para criar algo que vai retornar em bons negócios para sua empresa?

Tudo bem, se ainda assim não for possível se dedicar para produção de conteúdo, você pode contratar uma agência ou então buscar por um freelance que escreva pra você. É claro que o trabalho do freelancer vai sair bem mais barato do que se você contratar a agência. A diferença é que contratando o freelancer você deve enviar as pautas de conteúdo que devem ser escritas, e então você terá que planejar. No caso da agência existem pessoas que fazem tudo isso por você.

Um site bom tem Google Analytics

Para quem ainda não teve a chance de saber, o Google Analytics é uma ferramenta totalmente online e gratuita oferecida por nossos amigos do Google para que possamos fazer um ótimo monitoramento de sites.

O Analytics registra todas as atividades que acontecem em todas as páginas em tempo real e grava em históricos que são muito importantes para nossa tomada de decisão.

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É importante contar com as ferramentas de monitoramento como o Google Analytics, pois sem ele ficaria difícil saber em que você acerta, no que precisa melhorar e o que precisa parar de fazer.

Se você não sabe se o site tem Google Analytics, clique aqui e descubra.

Um site bom é responsivo

Site responsivo nada mais é do que um site que abre da maneira correta para quem vê pelo celular. Sem precisar ficar diminuindo e dando zoom na tela para ver as informações.

Layouts responsivos são uma necessidade urgente para quem ainda não tem esse recurso. Ter uma versão mobile do seu site faz toda diferença para o público que vem destes dispositivos.

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Não se engane pensando que quase ninguém acessa do celular, pois na verdade celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil.

Se ainda não está convencido, veja ainda sobre “Por que investir em mobile?

Um site bom gera novos negócios para você

Como comentamos no início do artigo, seu site pode ser considerado bom se ele gera negócios para você. Contudo, é bem pouco provável que isso aconteça se você não tem conteúdo, não tem uma versão responsiva, nem um layout agradável.

Além disso, o seu site precisa de alguma forma trabalhar sozinho. Seus visitantes precisam consumir a informação necessária e tomar uma ação: preencher um formulário, realizar um download, entrar em contato ou efetuar uma compra.

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Essa geração de negócios na internet é um dos aspectos mais mistificados hoje em marketing digital. Ações digitais podem dar resultados de muitas formas diferentes, sendo elas venda direta, contatos, contratos ou o que for o objetivo do cliente.

Neste tópico também se encaixa a questão do Google Analytics, pois apenas com uma boa ferramenta de monitoramento como essa você vai conseguir saber quais ações geram retorno verdadeiro para sua empresa.

Um site bom é fácil de navegar

Atente para o fato de que a facilidade de navegação deve ser exigida em primeiro lugar pelo seu cliente final, depois por você. Priorize a performance do seu site à seus gostos pessoais.

Um site bom precisa e deve ser fácil de navegar, intuitivo e com rápido carregamento. Lembre-se de que as pessoas já tem uma experiência com a sua empresa ao navegar no seu site. Que experiência tem sido essa?

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Foque em otimizar as páginas do seu site para gerar conversões para você e deixe de lado os modismos e gostos pessoais. Precisamos nos focar em desenvolver aquilo que gera resultado pra você. Clique aqui e veja como fazemos isso

Um site bom é seguro

Especialmente se você tem uma loja virtual, ter as informações de segurança da sua loja atualizadas é o mínimo que você deve fazer se espera que alguém efetue uma compra.

Certificados SSL e outros requisitos de segurança são necessários para que as informações dos seus clientes não sejam roubadas ou hackeadas por terceiros.

Para sites que registram dados cadastrais, também é importante prover uma navegação segura e confiável para seus novos leads.

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Consideramos esses os aspectos mais básicos de sites que efetivamente dão resultados para os nossos clientes. Claro, estamos em constante melhoria, principalmente com os serviços de Growth Driven Design. Contudo, compartilhar com você o que está dando certo por aqui é uma ótima oportunidade para gerar valor pro seu negócio.

Se você precisa de uma equipe que se dedique de verdade a trazer resultados para sua empresa, venha tomar um café com a gente aqui na Fresh Lab e vamos ouvir suas ideias!

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