Marcas e empresas que tem um bom relacionamento no ambiente digital se colocam muito à frente da concorrência. Saiba por quê isso é importante e como conquistar o coração dos seus clientes na internet.

Quando não existia internet e o atendimento ao cliente era realizado corpo a corpo ou por telefone era mais fácil se comunicar e criar uma boa impressão. Isso porque quando se está frente a frente com o vendedor, se entra em uma loja ou é atendido pelo telefone, o contato é muito mais intenso.

Se por um lado a internet nos proporciona experiências digitais incríveis, por outro, rouba a essência de poder conversar diretamente com as pessoas que se interessam por nossos produtos ou serviços.

Hoje, se o seu cliente em potencial entra no seu site e não tem uma boa experiência ou não consegue se relacionar com a sua marca por aquele canal, ele abandona a navegação e nunca mais volta. Dificilmente haverá uma segunda chance.

O mesmo vale para empresas que não estão no digital: ser procurado e não encontrado na internet é péssimo para a reputação da sua marca.

O que é um bom relacionamento?

Relacionar-se com seus clientes e visitantes no ambiente digital é estar disposto a atendê-los assim que eles precisarem de você.

Canais de SAC digital, formulários de contato e mensagens em redes sociais/comentários são a maneira mais comum de consumidores procurarem entrar em contato com a empresa.

É preciso que a empresa seja bem estruturada neste sentido, ou que busque ajuda profissional de quem possa dar a devida atenção para todos na internet.

  • Existem inúmeras maneiras de criar relacionamento com seus clientes na internet. Além de disponibilizar as formas de contato tradicionais como telefone e e-mail de contato, você pode:
  • trabalhar com a criação de relacionamento em listas de leads para e-mail marketing,
  • comunidades no Google+ ou em outros tipos de fóruns do seu interesse,
  • páginas segmentadas para esses grupos,
  • telefone exclusivo para troca de mensagens via whatsapp,
  • páginas no Facebook onde haja atendimento via mensagem e gestão dos comentários e avaliações da página.

Entre outros.

O fato que devemos encarar é: as pessoas estão na internet, se relacionando, trocando experiências, recomendando e criticando coisas, pessoas e empresas. Você estando presente nessas relações ou não, isso acontece o tempo todo.

Hoje temos vários exemplos de empresas que cultivam um bom relacionamento com seus clientes no digital. Busque por grandes marcas no Facebook, por exemplo, e veja toda a administração que existe na página: comentários respondidos, boa taxa de resposta, alto engajamento com o público.

  1. Marcas e empresas que sabem se relacionar com o cliente tem muitas vantagens diante de outras que não investem ou não acreditam nisso:
  2. Se você não está em alguma rede social que o seu cliente final está, torça para que seu concorrente não esteja lá também.
  3. Falta de relacionamento com o cliente na internet abre uma brecha na sua gestão e faz com que os clientes busquem outras opções
  4. Marcas engajadas com seus clientes são consideravelmente citadas em conversas de amigos.

As redes sociais são uma ferramenta poderosa ao seu total dispor para atrair, conhecer e engajar com quem mais importa para você. Além disso, ferramentas de rankeamento de páginas como EdgeRank e PageRank do Facebook e Google estão de olho no seu nível de interação com os usuários para classificar melhor sua página.

Seu nível de engajamento com o público nas redes sociais também faz com que você seja encontrado mais facilmente e conquiste mais notoriedade em seu segmento de mercado.

Se relacionar com seus clientes em potencial nas redes sociais ou em qualquer canal em que eles estiverem deve fazer parte das suas prioridades como empreendedor.

Curtiu este conteúdo?